domingo, 11 de dezembro de 2011

PROJETO LER, REESCREVER E RECONTAR

Projeto interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, Ensino Religioso, dentre outras.
BLOCO TEMÁTICO
Em Língua Portuguesa, têm por objetivo despertar o prazer de ler livros infantis (contos, fábulas, gibis, crônicas, artigos de jornais e revistas e outros) produção e confecção de livros infantis, convites.
Em Artes, trabalha a Interpretação através da dramatização das obras lidas, confecção de cenários para dramatização, cartazes, ilustração dos livros confeccionados e outros.
Em Educação Física vale-se de Coreografia das peças teatrais, expressão corporal, danças e outros.
Na disciplina de Ensino Religioso trata da diversidade cultural expressa pelo autor das obras; bem como, o respeito às diferenças de pensamento, considerando o EU como parte integrante da produção.
CONTEÚDO FOCO
O projeto visa resgatar as histórias contadas por nossos avós, estabelecendo uma mediação entre a escrita e a imaginação, incentivar o hábito de ler sem obrigação, mas sim por prazer, ampliar o vocabulário e utilizá-lo no cotidiano, conhecer as entrelinhas através da interpretação da idéia do autor.
SÉRIE A QUE SE DESTINA
O projeto é destinado a todas as séries desta Instituição de Ensino.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Despertar e conscientizar o aluno sobre a necessidade da leitura na sua formação enquanto aluno e cidadão, melhorando e ampliando seu vocabulário.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Despertar através da leitura o exercício de reflexão e descoberta da idéia central do texto;
Ampliar o vocabulário escrito e falado;
Desenvolver a sensibilidade do prazer e gosto da leitura diária;
Interpretar e dramatizar obras lidas;
Confeccionar e ilustrar livros produzidos pelo aluno;
Melhorar o desempenho nas disciplinas através da interpretação e compreensão dos fatos;
Incentivar a participação da família nas atividades de leitura, bem como a contribuição nas atividades propostas para leitura e pesquisa;
PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
O projeto será desenvolvido por todos os alunos e profissionais da EEEF Jardim Feliz. Os professores participarão de duas oficinas (brinquedoteca e produção de texto), a ser custeado pelo PDE, e o estudo também fará parte deste projeto para que possa garantir o bom desenvolvimento deste. Os docentes trabalharão várias propostas com foco na leitura, reflexão, interpretação e dramatização, como por exemplo, produção de livros escritos pelos próprios alunos; ciranda de leitura; roda literária; dramatização de livros infantis; teatros de fantoches, e outros; vídeos, dentre outros.
RESULTADOS ESPERADOS
Apropriação do vocabulário;
Ampliação do número de leitores interessados pela biblioteca escolar;
Alunos melhor preparados para atividades que envolvam a leitura e interpretação de diversas disciplinas;
O projeto não terá um fim em si, é somente o início de um novo trabalho, para isso será realizada a culminância em três momentos durante o ano. Sendo um ao final de cada trimestre. Serão expostos todos os trabalhos realizados pelos alunos, bem como a apresentação de peças teatrais elaboradas e ensaiadas pela equipe discente e docente.
AVALIAÇÃO
A avaliação será constante durante todo o processo de execução e monitoramento do projeto, levando sempre em consideração os avanços individuais e coletivos, bem como a revisão da prática docente no decorrer do projeto.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É através da leitura e da escrita que podemos nos relacionar com o outro e para que isso aconteça é preciso que existam coerência e coesão no texto, para que seja repassada a informação necessária. Assim sendo, a escola tem o papel fundamental na formação intelectual do ser humano. Nesse sentido, “Ensinar a ler é levar o aluno a reconhecer a necessidade de aprender a ler tudo o que já foi escrito, desde o letreiro do ônibus e os nomes das ruas, dos bancos, das casas comerciais, leituras fundamentais para sua sobrevivência e orientação numa civilização construída a partir da língua escrita”
REFERÊNCIAS
CONCEIÇÃO, Lara Bitencout Neves; SOUZA, Jusamara Vieira, SCHAFFER, Otero Neiva;

GUEDES, Paulo Coimbra; Klusener, Renita. (org.). Ler e escrever: Compromisso de todas as áreas. 6. ed. Porto Alegre: UFRG, 2004.
VILLARD, Raquel. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark/Dunya, 1999.



Nenhum comentário:

Postar um comentário