A recuperação paralela faz-se  necessária porque é um dos mecanismos que oportunizam atender a diversidade de  características e ritmos de aprendizagem dos educandos, levando em consideração  o que os alunos sabem e o que ainda serão capazes de aprender, ver no saber e o  não saber, momentos que dialogam na produção de novos e profundos conhecimentos.  
 OBJETIVOS
Garantir a todos os nossos alunos oportunidade de aprendizagem,  redirecionando ações significativas e diversificadas de modo que as dificuldades  diagnosticadas sejam superadas.
Oferecer atendimento individualizado, observando com mais detalhes as  reais dificuldades de cada aluno.
Entusiasmar o corpo docente a desenvolver práticas pedagógicas atrativas,  aproveitando diversos recursos e ambientes de aprendizagens para fomentar um  trabalho de qualidade.
Encorajar os alunos ao redirecionamento de atitudes comportamentais que  os impedem efetivamente de aprender.
Aproximar professor e aluno para a reconstrução de atitudes afetivas  cotidianas.
 ABRANGÊNCIA
Alunos com baixo desempenho.
INDICAÇÃO DO TRIMESTRE
1º, 2º e 3º  trimestre.
 PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Sugerimos a realização das  aulas de maneira continua e processual no cotidiano letivo.
OFERTA
Reservar cerca de uma hora por  dia da carga horária para dar atenção aos grupos que necessitam recuperar o  ensino-aprendizagem.
 AÇÕES
Conselho de classe;
Planejamento pedagógico;
Reunião junto às famílias de nossos  alunos.
ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS UTILIZADAS
Identificar as dificuldades do  aluno encaminhado à recuperação paralela e relacionar os conteúdos que serão  trabalhados.
Organizar as turmas por série e  nível de desempenho nas diferentes habilidades, os alunos com necessidades  educacionais especiais, incluídos nesse processo.
Elaborar em conjunto com os  professores as atividades utilizadas na recuperação paralela, bem como a  organização dos livros, revistas, fotocópias e jogos  pedagógicos.
Montar pasta portifólio para  confrontar com o aluno o desenvolvimento de seu aprendizado, quando o aluno  percebe, no concreto, a construção do conhecimento é estimulado a continuar  aprendendo.
Trabalhar relações inter-pessoais,  considerando levantamento feito com os professores, observamos que a maioria dos  alunos indisciplinados, são os que têm notas abaixo da média  desejada.
Explanar aos pais ou responsáveis  a fundamental importância da família nesse contexto de  aprendizagem.
Salientar a importância desse  projeto, atribuindo responsabilidades, como por exemplo, a organização do aluno  para que esteja na escola aos sábados.
Acompanhar as atividades desenvolvidas e providenciar reformulações  quando necessárias.
RECURSOS HUMANOS NECESSÁRIOS
Extensão temporária  de carga horária dos professores regentes de sala de aula e da equipe pedagógica  envolvida neste projeto.
AVALIAÇÃO
Será acompanhado e registrado o  desempenho de cada aluno no período desse projeto, bem como as atividades  desenvolvidas como recursos pedagógicos reformuladas, se necessário.
REFERÊNCIAS
ESTEBAN, Maria Tereza. 1992. Não Saber/Ainda Não  Saber/Já Saber: Pistas para a superação do fracasso.

 
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